Biblioteca Prof. Manoel Augusto Sales Figueira
Faculdades Santo Agostinho Unidade Boulevard Shopping
[email protected]
A Biblioteca FASAVIC Prof.º Manuel Augusto Sales Figueira têm como objetivo principal proporcionar à Comunidade Acadêmica, Técnica e Administrativa o acesso aos recursos informacionais para o desenvolvimento do ensino, apoio a iniciação à pesquisa e extensão. Oferecer um acervo especializado que contemple as áreas pertinentes aos cursos ministrados pela instituição. Facilitando aos usuários gerais acesso às informações e ao conhecimento, aprimorando cada vez mais seus serviços dando o suporte informacional a disseminação do conhecimento.
Visando um atendimento mais humanizado, a equipe da Biblioteca, busca atender aos seus usuários com atenção, proporcionando-lhes um ambiente em que possam encontrar os documentos que necessitam (livros, anais, obras de referência, monografias, periódicos, entre outros materiais bibliográficos) para aprimorar o seu conhecimento nas áreas dos cursos oferecidos pela Instituição.
Apoio à pesquisa
Os Serviços da Biblioteca FASAVIC Prof.º Manuel Augusto Sales Figueira. Esses serviços têm como principal objetivo proporcionar à comunidade acadêmica, técnica e administrativa, acesso aos recursos informacionais para o desenvolvimento do ensino, apoio à pesquisa e extensão.
Espaço Físico
A Biblioteca da FASAVIC Prof.º Manuel Augusto Sales Figueira oferece aos usuários um espaço amplo e climatizado, que possui subsídios para a pesquisa e produção de conhecimento. A finalidade do espaço é promover o acesso à informação e oferecer suporte ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição.
A estrutura foi planejada para receber, da melhor maneira, as comunidades acadêmica e externa. Os usuários têm acesso livre ao acervo, através de consultas das publicações existentes, e podem contar com a presença de um profissional bibliotecário para auxiliá-lo durante o período de funcionamento.
Informatização
O acervo da Biblioteca é especializado e informatizado, contemplando as áreas pertinentes aos cursos ministrados pelo Instituto, em diferentes suportes. Os usuários têm à sua disposição livros, revistas, obras de referência, CD-Rom, fitas de vídeo, disquetes, DVD's, mapas, teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos de pesquisa científica, constantemente atualizados, tanto na quantidade, como na qualidade para melhor atender às necessidades de seus usuários.
Através do Sistema de Gestão Bibliotecária é possível realizar consultas online de forma rápida e eficiente, com opções de reserva e renovação de empréstimos, franqueando ao usuário o acesso a documentos em qualquer suporte, nas diversas áreas do conhecimento.
Serviços oferecidos
O acervo da biblioteca é aberto ao público em geral para consultas e pesquisas. Uma equipe especializada de bibliotecários e auxiliares administrativos está preparada para atender os usuários, orientando-os na busca e recuperação de informações, tanto nas bases de dados da Biblioteca como em outras fontes de informação. O atendimento é realizado pessoalmente.
Funcionamento
A Biblioteca FASAVIC Prof.º Manuel Augusto Sales Figueira funcionam de segunda a sábado, com horários específicos na unidade, visando atender à demanda dos acadêmicos quanto à obtenção de informações, sempre atualizadas. Possui regulamento próprio dos serviços oferecidos aos usuários, elaborado de acordo com a filosofia e objetivos da instituição.
Acervo
Pesquisa no acervo
O Acervo bibliográfico é especializado e informatizado, contemplando as áreas pertinentes aos cursos ministrados pelo Instituto, em diferentes suportes, possui regulamento próprio aprovado pela Diretoria Geral da Instituição, formado de acordo com as áreas de conhecimento do campus onde a biblioteca está alocada para facilitar o acesso aos usuários. O desenvolvimento quantitativo envolve a definição em relação à quantidade de exemplares de cada título a ser adquirido.
funcionamento
O horário de funcionamento da Biblioteca FASAVIC Prof.º Manuel Augusto Sales Figueira é de segunda a sexta, das 07h às 22h.
Modalidades de empréstimos
Os usuários da Biblioteca FASAVIC Prof.º Manuel Augusto Sales Figueira podem realizar empréstimos de livros, de acordo com os critérios abaixo:
- Acadêmicos de graduação, podem realizar empréstimos de até 03 (três) livros com títulos diferentes, pelo prazo de 07 (sete) dias corridos;
- Acadêmicos de Pós-Graduação, podem realizar empréstimos de até 03 (três) livros com títulos diferentes, pelo prazo de 15 (quinze) dias corridos;
- Funcionários, podem realizar empréstimos de 03 (três) livros com títulos diferentes, pelo prazo de 10 (dez) dias corridos;
- Diretor, Coordenador de Curso e Professor, podem realizar empréstimos de 05 (cinco) livros com títulos diferentes, pelo prazo de 15 (quinze) dias corridos.
serviços
A biblioteca FASAVIC Prof.º Manuel Augusto Sales Figueira oferece os seguintes serviços:
- Acesso às bases de dados da EBSCO;
- Acesso às bases de dados local;
- Atender necessidades de busca da informação, pelos usuários;
- Capacitar usuários para acesso às fontes de informação em qualquer suporte;
- Catalogação na fonte;
- Centralizar as atividades de aquisição, registro, catalogação, classificação, guarda, conservação, informação e empréstimo de livros, periódicos e materiais especiais;
- Comutação Bibliográfica - COMUT;
- Consulta ao acervo e fazer reserva online;
- Divulgação das novas aquisições através de exposições físicas;
- Efetuar normalização técnica;
- Empréstimo domiciliar;
- Empréstimo Especial, empréstimo de periódicos, publicações indicadas para consulta interna e obras com apenas um exemplar e de uso constante, indicadas pela Biblioteca, em caráter especial, após às 15:00 horas, aos sábados para ser entregue na manhã do próximo dia letivo seguinte, até às 8:00 horas;
- Exposições didáticas, científicas e culturais;
- Identificar necessidades informacionais dos usuários para subsidiar o Serviço de Acervo e Tratamento da Informação;
- Organizar e manter atualizadas as bases de dados e quaisquer outros catálogos que sejam indispensáveis para o bom funcionamento da Biblioteca;
- Proceder a guarda de material e a identificação das necessidades de encadernação e restauro;
- Promover a capacitação da equipe;
- Realizar pesquisas bibliográficas;
- Renovações;
- Reserva;
- Treinamento de usuários quanto à utilização dos recursos informacionais disponíveis;
- Visita orientada.
Acervo
Classificação Decimal Universal
Os livros de todas as Bibliotecas da Instituição são classificados de acordo com a Classificação Decimal Universal - CDU, juntamente com o Anglo American Cataloguing Rules (AACR2) e para normalização bibliográfica as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, que tem como principais áreas:
- Generalidades. Informação. Organização.
- Filosofia. Psicologia.
- Religião. Teologia
- Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação.
- Matemática e Ciências Naturais.
- Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia.
- Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos.
- Linguagem. Linguística. Literatura.
- Geografia. Biografia. História.
- Ciências Agrárias
- Ciências Biológicas
- Ciências da Saúde
- Ciências Exatas e da Terra
- Ciências Humanas
- Ciências Sociais Aplicadas
- Conhecimentos Gerais
- Engenharias
- Lingüística, Letras e Artes
Acervo
O Acervo bibliográfico é especializado e informatizado, contemplando as áreas pertinentes aos cursos ministrados pelo Instituto, em diferentes suportes, possui regulamento próprio aprovado pela Diretoria Geral da Instituição, formado de acordo com as áreas de conhecimento do campus onde a biblioteca está alocada para facilitar o acesso aos usuários. O desenvolvimento quantitativo envolve a definição em relação à quantidade de exemplares de cada título a ser adquirido. Este critério é definido de acordo com a característica de cada material bibliográfico e as regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que determinam que livros sejam adquiridos conforme o tipo de bibliografia:
- Básica: mínimo de 3 títulos, sendo determinado os números de exemplares conforme as vagas/anuais de cada curso;
- Complementar: mínimo de 5 títulos,sendo determinado os números de exemplares conforme as vagas/anuais de cada curso.
Acervo de periódicos
Já o acervo de periódicos, é distribuídos variados títulos entre as principais áreas do curso, atualizados, conforme a decorrência dos semestres e períodos, podendo ter acesso impresso ou virtual. Possui um acervo bibliográfico informatizado por software específico que passa por atualizações técnicas periodicamente, sendo que esse sistema implantado é o software Gestão Bibliotecária da TOTVS onde se encontra todo armazenamento e recuperação da informação.
Os periódicos virtuais são da base da EBSCO INFORMATION SERVICES - EBSCO que possui três bases de dados Academic Search Premier, Fonte Acadêmica e World Politc Review totalizando mais de 40.000 títulos de periódicos.
Comutação Bibliográfica
Também possuímos o acesso ao Programa de Comutação Bibliográfica (Comut), é um esforço conjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do IBICT e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Ensino Superior (Sesu). O Comut tem por objetivo facilitar o acesso à informação necessária ao desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do País.
ACESSAR ACERVO
Repositório Institucional
O Repositório Institucional é um ambiente digital voltado ao armazenamento, à divulgação, ao acesso e à preservação da produção da instituição.
A principal diferença entre um repositório institucional e outros ambientes, tais como as bases de dados, revistas, bibliotecas digitais e repositórios temáticos, é que o repositório institucional é dedicado à produção institucional, ou seja, aos documentos criados na instituição e/ou por seus membros. Assim, os repositórios institucionais incluem, por exemplo, os artigos científicos e trabalhos apresentados em eventos que são de autoria dos docentes e dos alunos, as dissertações e as teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação da instituição, etc.