cOPPEXII
iNTERNACIONALIZAÇÃO
PESQUISA
EXTENSÃO
INOVAÇÃO
A COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO, INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO - COPPEXII é um setor composto por várias células de atuação, direcionando suas atividades à excelência no ensino superior. Ao desenvolver atividades múltiplas e de forma dialogada, a COPPEXII se propõe ao desenvolvimento de atividades acadêmicas e sociais, envolvendo novas tecnologias e aprimorando os processos de produção científica. É um espaço de criação e (re)invenção, com um processo contínuo e permanente de aprendizagem. Por meio da pesquisa, os discentes terão acesso à construção do saber e às descobertas que serão transformadas em experiências, contribuindo com a evolução social, o que é viabilizado, ao seu turno, por ações extensionistas. As inovações são inseridas nesse contexto, com ferramentas que viabilizam resultados mais precisos e em consonâncias com o mundo das tecnologias. Os processos de internacionalização colocarão os discentes em contato com o mundo, conectando-os aos diversos conhecimentos produzidos e às variadas formas de expressão cultural. A Pós-graduação se caracteriza como atenção constante ao egresso, no sentido de ampliar as possibilidades de atuação profissional.
A Extensão Acadêmica é um processo interdisciplinar, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade. É orientado pelo princípio constitucional da indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa. Eventos, cursos e projetos de extensão são conjunto de ações processuais contínuas de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. Programas de extensão são um conjunto articulado de projetos e/ou outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de ensino e pesquisa. Tem caráter orgânico-institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum. É executado em médio ou longo prazo.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Coordenador: Thiago Martins
[email protected]
A relevância da internacionalização do ensino superior é uma questão já consolidada na sociedade mundial. Acordos e tratados internacionais, quedas das barreiras culturais são ações de forte impacto na esfera de uma educação multicêntrica.
O processo de internacionalização do ensino superior deve ser considerado como um processo de mudança organizacional, de inovação curricular, de desenvolvimento do corpo acadêmico e administrativo e mobilidade acadêmica a fim de buscar excelência tanto na pesquisa e extensão, como também na docência.
Por isso, em 2019 foi criada a Coordenação de Relações Internacionais (CRI) que é responsável pela implementação e solidificação de programas de internacionalização (at home and abroad) na nossa unidade, através de acordos de cooperação e parcerias internacionais que visem ações de ensino, pesquisa e extensão para estudantes de graduação, pós-graduação e docentes.
Metas do CRI FASAVIC
A coordenação de relações internacionais (CRI) da FASAVIC possui metas para a consolidação da internacionalização na instituição, são elas:
• Fortalecer a cultura e o preparo dos alunos para a participação em ações internacionais;
• Divulgar programas e eventos em âmbito internacional;
• Desenvolver ações de pesquisa e extensão em parceria com instituições e/ou professores estrangeiros;
• Promover a participação de alunos e docentes em fóruns, redes, semanas e eventos internacionais;
• Promover o intercâmbio entre alunos e professores da IES;
• Participar de Programas Nacionais e Internacionais de fomento à internacionalização;
• Implementar o uso da tecnologia da informação e ensino a distância para o desenvolvimento de cursos e outras atividades acadêmicas.
Academia de Idiomas Afya
Academia de Idiomas Afya e é uma plataforma com 25 idiomas disponíveispara aumentar ainda mais o seu domínio em línguas estrangeiras. A plataformaestá disponível gratuitamente e de maneira digital a todos os alunos,professores e colaboradores Afya.
No cenário atual ecom o desenvolvimento constante do mundo, sabemos que estudar um novo idiomaauxilia no desenvolvimento da memória, proporciona grandes oportunidades,satisfação pessoal, entre outros benefícios. A Faculdade Santo Agostinho disponibilizaopções acessíveis e gratuitas para o aprendizado de uma nova língua. Falar umsegundo idioma é encarado atualmente como uma competência básica. Nos últimosanos foram realizadas diversas pesquisas científicas que comprovaram aimportância e os benefícios de aprender um novo idioma. Dentre os resultados,as vantagens envolvem desenvolvimento da memória e habilidades de tomardecisões com mais rapidez. Saber falar a língua estrangeira pode tepossibilitar mais oportunidades do que você imagina.
Os alunos acessama plataforma onde e quando quiserem aprender um ou vários idiomas, de formatotalmente independente.
Cada usuárioregistrado tem acesso a:
- 25 cursos de línguas: inglês britânico e canadense (podendo ser apenas o canadense), francês da França e/ oucanadense, espanhol, italiano, português, alemão, holandês, suíço dentreoutros;
- Todos os níveis disponíveis, de A1 a C1, e mais de 3.000 atividades para cada idioma;
- Todos com interface em português e 30 línguas de interface;
- Acesso em todos os dispositivos;
- Responsivo para celulares e com App disponível.
Parceiros
Egali
Egali Intercâmbio - Programa de Inglês Médico e Inglês Geral no Canada e Estados Unidos.
Exchange do Bem
Exchange do Bem – Programas de estágios observacionais em hospitais na África.
A Exchange do bem é uma empresa social que oferece intercâmbio biosocial. Oferece experiências transformadoras que vão muito além de uma simples viagem. Sua missão é gerar impacto positivo e experiências de grande imersão cultural.
IBS - International Business School Americas.
Programa de Ciências Médicas e Negócios – Business & Health Management nos Estados Unidos e Europa.
AMOpportunities – Programas de Internato Médico e Estágios em hospitais nos Estados Unidos.
AMOpportunities oferece experiências clínicas nos Estados Unidos para estudantes de medicina e graduados globalmente. Seus serviços e plataforma online permitem que hospitais e clínicas dos EUA abram suas portas para escolas de medicina aumentarem sua capacidade clínica.
AMOpportunities Programas Resumo
Planilha AMOpportunities Programs
English – Q1.2022 AMO Platfrom School Agreement
Oferta AMOpportunities - Inglês
Oferta AMOpportunities - Português
CUOA BUSINESS SCHOOL - ITÁLIA
Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos parciais na Europa, ofertado pela CUOA Business School (CUOA) na Itália para alunos do Grupo AFYA.
Os cursos oferecidos, neste momento, são:
• International Management & Leadership;
• Business Strategy & Marketing Management;
• Operations, Logistics & Lean Management;
• Creativity, Innovation & Entrepreneurship;
Os cursos possuem as seguintes características:
• Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral.
• Idioma: Integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível a partir de intermediário.
• Requerimento para o processo seletivo: Os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem. Temos 30 bolsas disponíveis para sua instituição de ensino. Neste momento estamos acolhendo solicitações de bolsa para janeiro/julho de 2025 e janeiro/julho de 2026.
STB - Student Travel Bureau
Convenio geral - STB [manifesto]
PESQUISA
Coordenador: Thiago Martins
[email protected]
A Pesquisa permite ao aluno de graduação viver a experiência no universo da academia com objetivo de despertar-lhe a vocação científica. Sob a orientação de um professor, e com o apoio da Coordenação de Pesquisa, são propiciadas condições para a realização de atividades que favoreçam o contato com o método científico. A pesquisa é apoiada financeiramente, por bolsa, obedecendo a edital e regulamento próprios – a seleção ocorre anualmente. As bolsas são para alunos selecionados nos primeiros lugares de cada projeto aprovado. Importante salientar que os docentes também percebem carga horária remunerada para orientação dos projetos.
Medicina: Professor com projeto ativo na Instituição:
Rosangela Lessa - [email protected]
Direito: Professores com projeto ativo na Instituição:
Thiago Martins - [email protected]
Ana Paula Sotero - [email protected]
Cae Mattos - [email protected]
João Soares - [email protected]
Leila Mussi - [email protected]
Edital
Seleção de Propostas de Projetos de Iniciação Científica - Edição 2024
NÚCLEOS
NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE DIREITO - NIPC
O NIPC tem por objetivo apoiar e incentivar o surgimento e o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o avanço científico e tecnológico, bem como a inovação,
no Curso de Direito, da Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista, por meio da participação de docentes e discentes em projetos de pesquisa, visando expandir o conhecimento nas áreas jurídicas.
Coordenação: Professor João Soares
AFUYCIONADOS POR CIÊNCIA
Bolsas de pesquisa na área Médica
O presente regulamento tem por objetivo proporcionar auxílio aos docentes, preceptores e discentes ativos nas Instituições de Ensino Superior, na apresentação de trabalhos em eventos científicos para as coligadas que fazem parte do grupo Afya, na qualidade de IES e inscrito por esta. Os trabalhos científicos desenvolvidos junto aos alunos do curso em que atuarem devem ter, obrigatoriamente, relação com o Projeto Pedagógico do Curso de destino.
Os trabalhos científicos desenvolvidos devem contemplar os construtos teóricos desenvolvidos no percurso formativo do aluno, a interdisciplinaridade e a aplicação em sociedade da construção de conhecimento e disseminação do ensino.
Bolsas de pesquisa na área Médica
O presente regulamento tem por objetivo proporcionar auxílio aos docentes, preceptores e discentes ativos nas Instituições de Ensino Superior, na apresentação de trabalhos em eventos científicos para as coligadas que fazem parte do grupo Afya, na qualidade de IES e inscrito por esta. Os trabalhos científicos desenvolvidos junto aos alunos do curso em que atuarem devem ter, obrigatoriamente, relação com o Projeto Pedagógico do Curso de destino.
Os trabalhos científicos desenvolvidos devem contemplar os construtos teóricos desenvolvidos no percurso formativo do aluno, a interdisciplinaridade e a aplicação em sociedade da construção de conhecimento e disseminação do ensino.
Regulamento do programa
Edital Documentos
Eventos científicos: subsídios
Núcleo de Pesquisa Medicina- NPPCM
Núcleo de Pesquisa Direito
Regulamento
Edital
Edital Afycionados por Ciência - Edição 2024
EXTENSÃO
Coordenadora: Silvana Gomes
[email protected]
Qual é o papel da Coordenação de Extensão?
A Coordenação de Extensão - COEX é a instância encarregada de promover programas/projetos/atividades de extensão no âmbito da Instituição. A COEX é responsável por articular e organizar ações a partir de demandas da comunidade e apoia a aproximação da Instituição com o sistema municipal de saúde.
Quais são os objetivos da Coordenação de Extensão?
» Produzir conhecimentos que sejam capazes de contribuir para a melhoria das condições de vida da população;
» Proporcionar o crescimento pessoal e acadêmico de discentes e docentes;
» Fomentar a integração academia-serviço por meio de ações sociais e de assistência;
» Incentivar a valorização das ações de saúde pública e do profissional generalista no curso de Medicina;
» Trabalhar em prol de questões que afligem a população, em articulação com administrações públicas – compromisso social da Instituição.
[16:08, 18/10/2024] Silvana (FASA): O Programa de de Extensão tem o objetivo de estimular docentes e discentes a desenvolverem programas/projetos de extensão. O programa é ofertado ao longo de todo o ano e dispõe de um programa de bolsas - predeterminadas - para apoiar financeiramente o aluno participante do programa, bem como remunera o docente com carga horária proporcional.
Professores com projetos de extensão ativos
Medicina- Professor Leonardo - Professora Cristina- professor Kleber
Direito: Professora Glenda
Projetos Ativos Coordenação de Extensão
NÚCLEOS
NÚCLEO ALTERNATIVO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS - NARC
O NARC tem por objetivo a realização de palestras, cursos, atividades, assistência, orientação jurídica e ações sociais voltadas para a prevenção, defesa e disseminação de conhecimentos sobre os direitos dos cidadãos, sempre buscando a desmistificação de conceitos sobre temas de relevância para o público atendido. Imbuído desse compromisso, propõe-se a realização de atendimentos, no âmbito jurídico, conciliações e mediações para dirimir conflitos, a fim de se reestabelecer a comunicação entre as partes – autor e réu -, responsabilizando-as pela formação de uma nova relação baseada na mútua compreensão. Nesse sentido, o NARC visa assistir à sociedade nas suas diversas demandas, garantindo o acesso à Justiça e fornecendo informações em relação ao sistema judicial.
Coordenação: Professora Ana Paula
NÚCLEO DE ATUALIZAÇÃO EM PRÁTICAS MÉDICAS - NAPMED
O NARC tem por objetivo a realização de palestras, cursos, atividades, assistência, orientação jurídica e ações sociais voltadas para a prevenção, defesa e disseminação de conhecimentos sobre os direitos dos cidadãos, sempre buscando a desmistificação de conceitos sobre temas de relevância para o público atendido. Imbuído desse compromisso, propõe-se a realização de atendimentos, no âmbito jurídico, conciliações e mediações para dirimir conflitos, a fim de se reestabelecer a comunicação entre as partes – autor e réu -, responsabilizando-as pela formação de uma nova relação baseada na mútua compreensão. Nesse sentido, o NARC visa assistir à sociedade nas suas diversas demandas, garantindo o acesso à Justiça e fornecendo informações em relação ao sistema judicial.
Coordenação: Professora Bárbara Cabral
LIGAS ACADÊMICAS
As Ligas Acadêmicas são entidades constituídas fundamentalmente por estudantes que buscam aprofundar temas em uma determinada área da Medicina ou no curso de Direito. Nós temos um total de 18 ligas em andamento.
INOVAÇÃO E EMPREGABILIDADE
O Núcleo de Inovação da Faculdade Santo Agostinho Afya desempenha um papel fundamental na preparação dos estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Com foco em conectar teoria e prática, o núcleo desenvolve uma série de atividades voltadas para a empregabilidade e inovação, visando proporcionar aos alunos oportunidades reais de crescimento profissional.
Entre as iniciativas promovidas, destaca-se a realização de feiras de estágio, que funcionam como uma ponte entre os estudantes e empresas parceiras, facilitando o acesso a vagas e experiências práticas. Essas feiras oferecem aos alunos a oportunidade de conhecer diferentes segmentos de mercado, estabelecer contatos profissionais e se preparar para os desafios da carreira.
Além disso, o núcleo conta com a plataforma Workalove, uma ferramenta inovadora que auxilia os acadêmicos a navegar pelo novo mundo do mercado de trabalho. A plataforma oferece suporte em processos de candidatura, orientação de carreira e acesso a oportunidades de estágio e emprego, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para o ambiente corporativo contemporâneo.
Com essas iniciativas, a Faculdade Santo Agostinho Afya reforça seu compromisso em formar profissionais capacitados, oferecendo aos alunos não apenas uma educação de excelência, mas também ferramentas práticas para que alcancem sucesso e protagonismo em suas carreiras. O Núcleo de Inovação atua, assim, como um espaço de desenvolvimento e transformação, alinhando ensino, mercado e inovação de maneira integrada e estratégica.
Plataforma workalove
Coordenador de inovação e empregabilidade: Mateus Aguiar - [email protected]
projetos
2021
A seguir, listaremos os projetos aprovados no Edital de Submissão Projeto de Pesquisa e/ou Extensão 01-2021 os quais estarão em vigência até 01 de Dezembro de 2021.
- Grupo de Pesquisa: “Análise do Problema Do Superendividamento na Cidade de Vitória Da Conquista: Análise, Efeitos e Soluções” – Curso Direito
Professor Coordenador: José Carlos Mélo Miranda
- Grupo de Pesquisa em Estudos em Ciências Criminais e Direitos Humanos – GeCrim FASA – Curso Direito
Professora Coordenadora: Ana Paula da Silva Sotero
- Projeto de Pesquisa: Proposta de e-Book: Ciências Criminais e Direitos Humanos – Curso Direito
Professora Coordenadora: Ana Paula da Silva Sotero
- Projeto de Pesquisa: Proposta de e-Book: Direito Sanitário e Saúde Pública – Curso Direito
Professora Coordenadora: Ana Paula da Silva Sotero
- Grupo de pesquisa: “Psicologia Positiva e Espiritualidade: Influência da Psicologia Positiva E Espiritualidade na Otimização Discente” – Curso Medicina
Professora Coordenadora: Déborah Cruz dos Santos
- Projeto de Extensão: “Jornal Interdisciplinar da FASAVIC” – Curso Medicina
Professora Coordenadora: Rita de Cássia Silva Tagliaferre
- Projeto de Pesquisa e Extensão: “Qualidade de vida em tempos de pandemia: Um olhar para os Agentes Comunitários de Saúde” – Curso Medicina
Professora Coordenadora: Aline Benevides Sa Feres
- Projeto de Pesquisa: “O impacto do uso de anticoagulante nos pacientes idosos com diabetes mellitus tipo 2 hospitalizados com COVID-19 em Vitória da Conquista” – Curso Medicina
Professora Coordenadora: Indira da Silva Felício
- Projeto de Pesquisa e Extensão: “Condições De Saúde E Qualidade De Vida Em Pessoas Com Fibromialgia” – Curso Medicina
Professora Coordenadora: Rosângela Souza Lessa
- Projeto de Pesquisa: “Estresse Ocupacional em Profissionais da Atenção Primária à Saúde” – Curso Medicina
Professora Coordenadora: Rosângela Souza Lessa
- Projeto de Pesquisa: “Estudo histopatológico e genético do Hamartoma Pulmonar: uma lesão benigna de pulmão sugestiva de malignidade” – Curso Medicina
Professor Coordenador: Kleber Alves Gomes
- Projeto de Pesquisa: “Estudo da Relação da Gastrite por Leishmaniose em Pacientes com AIDS” – Curso Medicina
Professor Coordenador: Kleber Alves Gomes
- Projeto de Pesquisa: “Qualidade de Vida dos Profissionais de Saúde durante a Pandemia de Covid-19” – Curso Medicina
Professora Coordenadora: Clarissa Leal Silva e Souza
- Projeto de Pesquisa: “Espiritualidade no Contexto da COVID-19: Um recurso para o enfrentamento da doença” – Curso Medicina
Professora Coordenadora: Rita de Cássia Silva Tagliaferre
2022
- Medidas Coercitivas Atípicas e as Garantias Constitucionais – Análise do Princípio Da Dignidade Humana
Professora Coordenadora: Rafaela Pires Teixeira
Curso Direito - Dar à Luz: Uma Maternidade Consciente
Professor Coordenador: Leonardo Pereira Bastos
Curso de Medicina - Cesariana e Desfechos Adversos de Parto: Uma Análise de Registros de um Hospital de Referência do Estado da Bahia
Professora Coordenadora: Camila Silveira Silva Teixeira
Curso de Medicina - Depressão a Comunidade
Professor Coordenador: Matheus Santos Marques
Curso de Medicina - Enquanto houver Sol
Professor Coordenador: Kleber Alves Gomes
Curso de Medicina - Estudo Histopatólogico e Genético do Harmatoma Pulmonar: Uma Lesão Benigna de Pulmão Sugestiva de Malignidade
Professor Coordenador: Kleber Alves Gomes
Curso de Medicina - Estudo da Relação da Gastrite Por Leishmaniose em Pacientes com AIDS
Professor Coordenador: Kleber Alves Gomes
Curso de Medicina - Análise Epidemiológica e dos Cuidados a Saúde de Pacientes Portadores de Esclerose Múltipla na Rede de Atenção Básica do
Município De Vitória Da Conquista - Ba
Professor Coordenador: Kleber Alves Gomes
Curso de Medicina