às 14:32:00

Semana de Desenvolvimento Docente 2022.2

Semana de Desenvolvimento Docente 2022.2

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) promoveu durante o mês de julho, a Semana de Desenvolvimento Docente com tema: O papel Docente no Ensino Superior, um momento de formação e reflexões sobre as práticas docentes.
A equipe do NAPED, Direção geral, Coordenação de Graduação e Pós-graduação e as Coordenações dos Cursos de Medicina e Direito estiveram à frente dos preparativos e planejaram tudo com foco no desenvolvimento de novas competências e aprimoramento profissional para iniciar bem o período letivo de 2022.2, avaliando práticas desenvolvidas e delineando novas demandas.


As atividades aconteceram do dia 14/07 a 25/07/2022 nas dependências da Instituição. Nos dias 14/07 e 15/07, os professores da medicina tiveram oficinas de MARC, OSCE e Alinhamento de HAM. No dia 18/07, aconteceu a Abertura da Semana de Desenvolvimento Docente com a palestra, O papel Docente do Ensino Superior ministrada pelo Diretor do SEMESP, Fábio Reis, em seguida aconteceu uma Oficina sobre Feedback assertivo com a Professora Denise Mota da FCM. No dia 19/07, tivemos Apresentação de Boas práticas: professores que inspiram apresentadas pelos docentes, Michela Macedo, Kleber Alves da medicina e Sherley Ketlhen do direito, seguido de Oficina de itens para Avaliação (direito), Alinhamento ENADE 2023 (direito), Reunião Coordenação do curso de Direito e Avaliação Formativa, Condução do APG, Alinhamento de Tutores SOI I a V, Alinhamento de IESC, Alinhamento de Clínica cirúrgica para o curso da medicina. No dia 20/07, tivemos a apresentação do módulo I do Curso Produção Acadêmica: Formação para professores orientadores, a continuação da apresentação de Boas Práticas – Scape mesmice: Como fugir da aula tradicional, apresentada pelo professor Rafael Luna (medicina), seguido de Alinhamento de OSCE, Treinamento de Simulações realísticas e uma roda de conversa com o NED sobre Saúde Mental, Inclusão e Acessibilidade. No dia 21/07, a Professora Fernanda Abreu apresentou a programação das Avaliações nacionais para o semestre e em seguida a professora Leidiane Dourado ministrou a Oficina elaboração de itens para avaliação aos professores da medicina, tivemos ainda a segunda parte do módulo I do curso – Produção Acadêmica que foi ministrado pela professora Camila Silveira. Dia 22/07, começamos com a oficina Formar e Transcender: Desafios da educação universitária, em seguida foi o momento de reconhecer o trabalho realizado pelos docentes no semestre 2022.1 com a Cerimônia de Reconhecimento Docente, um momento memorável. Tivemos 07 docentes do curso de direito homenageados e 13 docentes do curso da medicina. Além de muita emoção e agradecimento pelo trabalho realizado durante todo semestre.


Para encerrar as atividades, realizamos no dia 25/07, uma Capacitação sobre o ENADE para os cursos do direito e medicina com Wanessa Renault e finalizamos com uma reunião da Coordenação de medicina para alinhamento do semestre letivo.


Fonte: